A história do bacalhau à livornese, ou "baccalà alla livornese" é profundamente ligada à tradição culinária da Toscana, especialmente à cidade portuária de Livorno, na Itália. Esse prato é um dos muitos exemplos da cozinha italiana que utiliza ingredientes simples para criar algo extremamente saboroso.
A preparação clássica do bacalhau à livornese envolve cozinhar o peixe com tomates, azeite de oliva, alho e ervas, resultando em um prato rústico e reconfortante. Essa combinação reflete a simplicidade e os sabores intenso da cozinha italiana. Além disso, à presença do tomate, que chegou à Europa das Américas no século XVI, demonstra como a receita se desenvolveu ao longo do tempo para incorporar novos ingredientes.
Vamos agora preparar um bacalhau com uma 'pitadinha' da moda de casa.
Ingredientes
1 k de bacalhau picado
farinha de trigo
azeite
alho
Modo de Preparo
Tira-se a pele e as espinhas, enxuga-se e pica-se em pedaços. Passam-se por farinha e fritam-se em bastante azeite com um dentes de alho. Tem de ficar louros a maneira de estalar em trincando-se com o dentes. Põem-se numa travessa e por cima deitasse-lhes um bom molho de tomate, no fim guarnece-se com ramos de salsa (receita original do livro de receita de minha mãe)
Comentários
Postar um comentário
Oi, deixe seu comentário e sugestão. Diga também o nome do seu país. É muito importante para eu saber quem está lendo o que escrevo. Muito Obrigada por estar aqui.