PASTEL DE FORNO

ORIGEM DO PASTEL DE FORNO

A origem do pastel de forno não é totalmente clara, mas existem algumas teorias; 

Primeiro, que o pastel de forno seja uma adaptação do pastel de Belém, um doce português feito com massa folhada e recheio de creme de ovos.

Outra teoria é que o pastel de forno seja uma adaptação do gyoza japonês e do rolinho primavera chinês, ambos tendo influenciado a culinária brasileira.

Por fim, há a teoria de que a receita do tradicional pastel de feira frito foi modificada para uma versão assada. Essa é uma alternativa mais saudável ao pastel frito, proporcionando uma opção com menos gordura. A opção pelo forno também pode ter sido uma questão de praticidade, visto que assar vários pastéis simultaneamente pode ser mais eficaz do que fritar um a um.

SALGADO OU DOCE?

O pastel de forno é um salgado muito apreciado na culinária brasileira, sendo mais comum de se encontrar em regiões como São Paulo e Minas Gerais.

Ao longo do tempo, o pastel de forno se tornou bastante popular em padarias, lanchonetes e até mesmo em casa, onde as pessoas podem prepará-lo com uma variedade de recheios, desde os tradicionais como carne moída e queijo até opções mais criativas e gourmet.

 

Agora, que tal preparar um delicioso pastel de forno em casa? Aqui está a receita:

INGREDIENTES:

1 e 1/2 xícaras (chá) de margarina;
1 lata (ou caixa) de creme de leite;
1/2 colher (sopa) de sal;
1/2 colher (sopa) de fermento em pó;
500gramas de farinha de trigo.

PREPARO:

Em uma vasilha, misture todos os ingredientes, amassando bem essa massa até ficar homogênea.

Deixe descansar por 20 minutos.

Enquanto isso, prepare o recheio do seu gosto.

Estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada, corte-a com um cortador no formato de sua preferência. No centro de cada pedaço cortado, adicione o recheio e feche a massa, pressionando levemente com os dedos.

Pincele com gema de ovos.

Coloque numa assadeira de leve ao forno até dourar.

COMPRE NA LOJA

Comentários