A ORIGEM
O prato camarão na moranga tem suas origens na culinária brasileira, mais especificamente na região Nordeste do Brasil, onde é bastante popular. Ele é um exemplo da fusão de ingredientes nativos e influências culinárias de diferentes pares do mundo. A receita mistura o camarão, muito comum na costa brasileira, com a moranga (ou abóbora), um vegetal típico da culinária nacional, especialmente no Nordeste.
Com o tempo, a receita foi se popularizando em todo o Brasil e, principalmente, nas casas de comida típica nordestina e em restaurantes especializados em frutos do mar. Hoje, é um prato tradicional e muito apreciado nas festas e celebrações, como o Natal, especialmente no litoral brasileiro. A combinação do sabor doce e suave da abóbora com o sabor forte do camarão, além da cremosidade do molho, fez com que o camarão na moranga conquistasse o paladar de muitas pessoas.
VAMOS PARA A RECEITA?
INGREDIENTES
- 1 moranga média
- 1 quilo de camarões limpos, temperado com sal, pimenta do reino e limão
- 2 colheres de sopa de óleo para dourar
- 2 cebolas picadas
- 1 dente de alho amassado
- 3 tomates sem pele se sem sementes, picados
- meia pimenta vermelha picada
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo diluída em 1 xícara de chá de leite de coco
- 1 lata de creme de leite
- 1 lata de creme de leite
- 1 colher de sopa de salsa picada
- 1 colher de sopa de cebolinha picada
- 1 copo de requeijão.
MODO DE PREPARO:
Retire a tampa da moranga e todas as sementes internas. Passe sal em todo seu interior.
Recoloque a tampa e embrulhe-a num pano de prato amarrando-o bem. Leve ao fogo, numa panela grande coberta de água. Cozinhe a moranga até que esteja macia.
Pincele a casca com óleo e besunte o seu interior com requeijão. Despeje o refogado de camarão. Polvilhe queijo e leve ao forno para gratinar.
REFOGADO DE CAMARÃO
Doure as cebolas em óleo e acrescente o alha amassado. Mexa bem até fritar as cebolas e o alho,
Junte o camarão e deixe refogar por cerca de 10 minutos.
Acrescente o tomate, a pimenta vermelha e o leite de coco com a farinha de trigo diluída.
Misture e deixe cozinhar alguns minutos.
Acerte o sal e a pimenta, desligue o fogo e junto o creme de leite, a cebolinha e a salsinha. Mexa bem e despeje o refogado na moranga.
SIRVA QUENTE PARA SENTIR O SABOR DO REQUEIJÃO COM O CAMARÃO!
DICAS:
ESCOLHA OS CAMARÕES:
Opte por camarões frescos e de tamanho médio. Camarões congelados também funcionam, mas certifique-se quanto a data de validade e o processo de conservação desse produto nas geladeiras de supermercados. Siga também as orientações e recomendações constantes nas embalagens.
Moranga: O melhor tipo de moranga para fazer esse prato é a Kabocha ou abóbora japonesa ou ainda cabotiá, porém nada impede que você possa utilizar outro tipo de abóbora.
Azeite de Dendê: aqui utilizamos o óleo comum de cozinha, mas para ficar ainda mais saborosa a sua receita, você pode utilizar o azeite de dendê ou, se não gostar do sabor forte desse azeite, substitua por azeite de oliva extra virgem
Queijos: Você pode utilizar o parmesão ralado, polvilhando por cima do recheio antes de levar a moranga ao forno.
ACOMPANHAMENTOS
Arroz branco é o ideal, mas nada impedirá que você faça outros tipos de acompanhamento
Salada Verde: Uma boa salada de alface, rúcula e agrião, temperada com limão e azeite de oliva, pode dar um toque especial ao prato.
Farofa de Manteiga: Combina perfeitamente com esse camarão na moranga.
Se tiver mais alguma sugestão, deixe nos comentários. Iremos adaptar a receita e avisar aos nossos leitores que foi você quem nos enviou.
Comentários
Postar um comentário
Oi, deixe seu comentário e sugestão. Diga também o nome do seu país. É muito importante para eu saber quem está lendo o que escrevo. Muito Obrigada por estar aqui.