Prepare-se para uma jornada de sabores que vai aquecer sua cozinha e encantar seu paladar. Imagine só: a maciez suculenta do carneiro se encontrando com a crocância adocicada do repolho, tudo isso abraçado por um toque defumado e um aroma que convida à mesa.
Ingredientes:
- 1 kg de carne de carneiro (paleta ou pernil desossado e cortado em cubos generosos)
- 1 repolho médio (fatiado finamente)
- 1 cebola média (picada em cubos pequenos)
- 2 dentes de alho (picados finamente)
- 50 g de toucinho defumado (picado em cubinhos)
- 1 cálice de vinho branco seco
- 1 tomate maduro (sem pele e picado)
- cheiro-verde fresco picado a gosto
- 1 ovo
- sal e gosto
- pimenta do reino moída na hora a gosto]óleo vegetal para refogar
- Despertando os Sabores do Carneiro: Em uma tigela, tempere os cubos de carneiro com sal e pimenta do reino moída na hora. Deixe marinar por pelo menos 30 minutos para que os temperos penetrem profundamente, realçando o sabor único da carne.
- A base Aromática: Em uma panela grande ou de ferro fundido, aquela um fio de óleo em fogo médio. Adicione os cubinhos de toucinho defumado e deice dourar até ficarem crocantes, liberando sua gordura e um aroma irresistível. Retire os torresmos crocantes com uma escumadeira e reserve. Na gordura que ficou na panela, adicione a cebola picada e refogue até ficar transparente e levemente adocicada. Junte o alho picado e refogue por mais alguns segundos, até perfumar a cozinha.
- O Toque de Elegância: Adicione os cubos de carneiro à panela e doure-os por todos s lados, selando os sucos e garantindo uma carne macia e saborosa. Despeje o cálice de vinho branco seco e deixe reduzir pela metade, raspando o fundo da panela para incorporar os sabores caramelizados.
- A Doçura do Tomate: Acrescente o tomate picado à panela, misture bem e deixe cozinhar por alguns minutos, até que ele comece a se desmanchar e formar um molho leve e saboroso.
- A Crocância Envolvente: Adicione o repolho fatiado à panela, misture bem com a carne e os outros ingredientes. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar lentamente, mexendo ocasionalmente, até o repolho esteja macio, mas ainda com uma leve crocânica que contrasta maravilhosamente com a carne. Se necessário, adicione um pouco de água ou caldo para não queimar.
- O Toque Final e a Ligação: Em uma tigela pequena, bata o ovo levemente. Despeje o ovo batido sobre o repolhe e a carne, misture delicadamente e deixe cozinhar por alguns minutos, até que o ovo ajude a ligar os ingredientes, criando uma textura ainda mais agradável.
- A Explosão de Frescor: Finalize o prato salpicando generosamente o cheiro-verde fresco picado por cima. Sirva imediatamente, acompanhado dos torresmos crocantes reservados para adicionar uma textura extra e um sabor defumado irresistível.
Harmonização:
Este prato robusto e cheio de sabor pede um vinho tinto de corpo médio, como um Merlot ou um Cabernet Franc jovem, que equilibram a intensidade do carneiro e a doçura do repolho. Uma cerveja artesanal do tipo Pale Ale também pode ser uma excelente companhia.
![]() |
Foto: Amazon - Clique na Imagem |
O SEGREDO DO CHEF:
Para um toque ainda mais especial, você pode adicionar algumas especiarias como cominho ou páprica doce ao tempero do carneiro. E se quiser uma nota levemente adocicada no repolho, um pitada de açúcar durante o cozimento fará maravilhas.
Prepare-se para os elogios! Este prato é uma celebração de texturas e sabores que certamente encantará a todos à mesa. Bom apetite!
Comentários
Postar um comentário
Oi, deixe seu comentário e sugestão. Diga também o nome do seu país. É muito importante para eu saber quem está lendo o que escrevo. Muito Obrigada por estar aqui.