A HISTÓRIA DO ARROZ DE CARREITEIRO: UM PRATO COM SABOR DE TRADIÇÃO
O arroz de carreteiro é mais que um prato, é uma herança cultural que conta história das longas jornadas pelos campos e trilhas do Brasil colonial. Sua origem está profundamente ligada ao trabalho dos tropeiros e carreteiros, que atravessavam o interior do país transportando mercadorias e desbravando caminhos.
Esses viajantes precisavam de refeitos práticas, saborosas e que resistissem ao tempo sem refrigeração. Foi assim que a carne seca, também conhecida como charque, se tornou protagonista. Fácil de armazenar e transportar, ela era desfiada ou picada e misturada ao arroz em panelas de ferra, criando uma refeição rica em sabor e energia para encarar os dias difíceis na estrada.
O prato nasceu no Rio Grande do Sul, onde o charque era amplamente produzido e consumido no século XVIII. Com o tempo, o arroz de carreteiro deixou de ser uma necessidade apenas do tropeiros e conquistou o coração dos lares gaúchos, ganhando destaque em eventos como os churrascos e as celebrações do Dia do Gaúcho.
Hoje, o arroz de carreteiro é reconhecido em todo o Brasil e até mesmo fora dele, sendo adaptado com diferentes ingredientes e toques regionais. Em algumas versões, legumes e temperos variados enriquecem o prato, mas a essência continua a mesma: um alimento simples e reconfortante, cheio de história e sabor.
Se você deseja resgatar essa tradição em sua cozinha, prepare um arroz de carreteiro e celebre a união entre o passado o presente através desta receita de ARROZ DE CARRETEIRO que o blog trazendo para você e sua família.
RECEITA - ARROZ DE CARRETEIRO
Ingredientes:
- 500 g de carne seca cortada em pedaços
- 3 colheres de sopa de toucinho defumado e picado
- 1 cebola picada
- 3 colheres de sopa de cebolinha verde picada
- 100 g de linguiça de porco picada
- 1 paio cortado em rodelas
- 2 xícaras de chá de arroz lavado e escorrido
- 2 tabletes de caldo de galinha
- molho de pimenta
Modo de preparo
Deixe a carne seca de molho no vinagre de uma dia para o outro, mas lembre-se de ir trocando essa água.
Em uma panela de pressão coloque a carne coberta de água e leve ao fogo para cozinhar por 40 minutos.
Numa panela de fundo largo frite o toucinho deixando derreter a massa de gordura.
Cubra com água fervente, dissolva o caldo de galinha e o molho de pimenta, diminua a chama e deixe cozinhar o arroz, lentamente, mexendo de vez em quando.
COMPRE AQUI! |
Comentários
Postar um comentário
Oi, deixe seu comentário e sugestão. Diga também o nome do seu país. É muito importante para eu saber quem está lendo o que escrevo. Muito Obrigada por estar aqui.