Pular para o conteúdo principal

FRANGO REFOGADO

VISITE A LOJA DE PRODUTOS AFILIADOS

Cafeteira

Cafeteira

Sua cozinha tem que ganhar uma cafeteira linda e que te ajude a fazer o melhor café todos os dias.

Continue Lendo

PÃO DE TORRESMO

A ORIGEM DO PÃO DE TORRESMO

O pão de torresmo é iguaria típica da culinária brasileira, mas sua origem pode estar no 'jugirdek', uma espécie de torresmo feito no Turquemenistão, proveniente da preparação do 'gowurdak'.

O 'Jigirdek' é feito com carne picada de cordeiro ou frango, cebola, alho, pimenta e especiarias, geralmente servido como aperitivo ou prato principal. Servido quente ou frio, acompanhado de molho de tomate, iogurte ou pimenta.

Aqui no Brasil, a carne de cordeiro foi substituída pelo torresmo feito com a banha do porco, essa derivação da receita, pode ter sua origem no modo de viver dos povos africanos em território brasileiro que passaram a derreter a banha do porco para misturar à farinha.

Bem, podemos observar que o 'Jugirdek' e o pão de torresmo são feitos com massa de pão e recheio de carne, entretanto, algumas diferenças existem entre os dois pratos.

Aqui está uma tabela que resume as principais diferenças entre os dois pratos:

CaracterísticaJigirdekPão de torresmo
CarneCarne picada de cordeiro ou frangoCarne de porco
TemperosErvas e especiariasSal e pimenta
FormaEnrolado em folha de massa de pãoMoldado em formato de pão
PreparoAssado no fornoAssado no forno
SaborSaboroso e com mais temperoSimples e com mais crocância

O resultado do pão macio e com o torresmo que o tornou a sua consistência mais crocante tornou-se mais comum ganhando a popularidade entre os brasileiros que o encontra em supermercados, padarias, lanchonetes, casas de massas e na casa de muita gente apaixonada por cozinha.

Pão de torresmo no lanche da tarde ou no café da manhã sempre vai muito bem com café, sucos ou até mesmo refrigerantes.

Nosso pão de torresmo está ganhando o mundo e também está passando por um processo de adaptação para atender aos diferentes paladares pelo mundo.

Por exemplo, nos Estados Unidos, o pão de torresmo é frequentemente feito com farinha de trigo integral ou farinha de centeio. Também é comum adicionar outros ingredientes ao recheio, como queijo, bacon ou ovos.

Na Europa, o pão de torresmo é frequentemente vendido em supermercados como uma opção de lanche pré-embalado. Também é servido em  restaurantes como entrada ou acompanhamento de pratos principais.

Na Ásia o pão de torresmo está sendo feito com farinha de arroz ou farinha de soja e recheio de molho de soja, gengibre e alho;

E, na África encontramos o pão de torresmo feito com farinha de milho ou mandioca, e recheado com pimenta, cebola e tomates.

O pão de torresmo é uma forma deliciosa de experimentar a culinária brasileira.

E, o nós também resolvemos dar um toque especial para o pão nosso de torresmo.

Vamos à receita?

INGREDIENTES

1 copo (requeijão) de leite morno;

1/2 copo de óleo;

3 ovos;

1 copo de água em temperatura ambiente (filtrada);

1 colher (sopa) de margarina;

1 colher (sopa) rasa de açúcar;

1 colher (sopa) de sal - diminua o sal caso você tenha problemas de saúde;

1/2 kg aproximadamente de farinha de tribo

50g de fermento biológico fresco;

250 g de torresmo bem sequinho

travessa-de-torresmo-com-bule-de-café

MODO DE PREPARO

Bata no liquidificador o leite, a água, em óleo, os ovos, a margarina, o açúcar, sal e o fermento.

Coloque em um recipiente e reserve.

Adicione a farinha aos poucos até o ponto de sovar a massa.

Sove bem amassa.

Faça três bolas de massa e acrescente o torresmo. Deixe descansar essa massa por aproximadamente 15 a 20 minutos, ou até a massa dobrar de volume.

Depois de crescida a massa, modele os pães, coloque em assadeira untada com óleo e deixe crescer novamente.

Leve ao forno médio, por aproximadamente 30 minutos ou até dourar.


CLICK NOS OUTROS ASSUNTOS OU PRODUTOS QUE POSSAM TE INTERESSAR

Comentários

TUDO AQUI É UMA DELÍCIA

Postagens mais visitadas deste blog

BATATA À FRANCESA

UMA VIAGEM NO TEMPO   Imagem gerada pela IA Copilot Imagine-se em um bistrô parisiense, com o aroma de manteiga e ervas pairando no ar. A batata à francesa, com sua crocância dourada e interior macio, é um clássico que atravessa gerações. Uma receita simples , mas com um toque de elegância , perfeita para um jantar aconchegante ou um acompanhamento especial RECEITA: Ingredientes: 1/2 k de batatas sal 1 litro de óleo MODO DE PREPARO: Descasque as batatas, lave-as e enxugue-as muito bem em pano felpudo. Em seguida, corte-as em palitinhos de 5 cm. de cumprimento por 1 cm. quadrado de espessura ( querendo sue os aparelhinhos próprios para corte de batata ). Tempere com sal e frite em óleo bem quente. Deixe escorrer em papel absorvente por alguns minutos e sirva, em seguida, bem quentinhas. A batata à francesa é um acompanhamento versátil e delicioso que pode ser servido de diversas maneiras. Aqui estão algumas dicas para você arrasar na hora de servir. ACOMPANHAMENTOS CLÁSSICOS - A ba...

VACA ATOLADA COM UM TOQUE ESPECIAL: A FESTA NO PRATO!

QUE TAL TRANSFORMAR SUA VACA ATOLADA EM UMA VERDADEIRA CELEBRAÇÃO DE SABORES? Com essa receita, você vai preparar um prato delicioso e cheio de personalidade, perfeito para impressionar seus convidados. Vaca atolada de costela com mandiocas Ingredientes: 1 kg de costela de vaca 2 litros de água 1cálice de vinho tinto ou de água ardente 1/2 xícara de caldo de limão 1 colher de sopa de banha de porto 2 cebolas médias picadas 3 dentes de alho picados louro a gosto colorau a gosto salsa e cebolinha picadas a gosto sal a gosto mandioca cozida para acompanhar Modo de Preparo: Cozinhe a costela na panela de pressão com água, o vinho tinto e o caldo de limão por 2 minutos após pegar pressão. Coe a carne e lave bem para retirar o excesso de gordura. Em uma panela, frite a banha de porco, a cebola e o alho até dourar. Adicione a costela cozida e refogue por alguns minutos até ficar dourada; Tempere com colorau e sal a gosto e adicione água aos pouco até cobrir a carne. Cozinhe em fogo baixo até ...

GELEIA DE MORANGO CASEIRA: DO CAMPO À SUA MESA EM POUCOS PASSOS

  INTRODUÇÃO DELICIOSA A geleia de morango é uma das delícias mais apreciadas na culinária, trazendo um sabor doce e marcante que encanta paladares. Além de ser uma ótima forma de conservar os morangos, essa iguaria pode ser utilizada em diversas receitas, desde o café da manhã até sobremesas sofisticadas. Neste artigo, vamos explorar a história da geleia, os benefícios dos morando, uma receita passo a passo e dicas para transformar essa delícia em um negócio. fonte: www.foodisgood.co.il História da Geleia A história da geleia remonta a milhares de anos, com registros  de sua produção na Roma Antiga, onde frutas eram cozidas com mel para preservá-las. Com o passar do tempo, técnicas foram aprimoradas e o açúcar começou a ser utilizado como adoçante, especialmente após as Cruzadas, quando este ingrediente se tornou mais acessível. A geleia se tornou uma iguaria popular entre a nobreza europeia e, ao longo dos séculos, evoluiu para o que conhecemos hoje. Benefícios dos Morango...